Faça do limão uma limonada - O que o tarifaço tem de bom para o Brasil?
- Ricardo Czapski
- 29 de jul.
- 2 min de leitura

Quando a gente ouve falar em "novas tarifas" ou "aumento de impostos" sobre o que vem de fora, a primeira reação pode ser de preocupação. Parece que a vida vai ficar mais difícil, né? Mas e se a gente olhasse para essa situação como um desafio que pode nos impulsionar? Assim como o ditado "fazer do limão uma limonada", quero convidar você a pensar no que o tal "tarifaço" pode, de verdade, trazer de bom e de novas chances para o nosso Brasil.
Um dos pontos mais interessantes é que, quando fica mais caro ou complicado trazer coisas de outros países, a gente acaba olhando mais para o que é feito aqui dentro de casa. Isso dá um "empurrão" para as nossas próprias fábricas e empresas crescerem, gerando mais empregos para a nossa gente e fazendo o dinheiro circular por aqui mesmo. E mais: essa necessidade de "se virar" pode forçar nossas empresas a serem mais criativas, a acharem jeitos novos e melhores de fazer seus produtos, o que as deixa mais espertas e eficientes. Com isso, o Brasil pode se tornar mais "dono do seu nariz", dependendo menos de produtos essenciais que vêm de fora.
No fim das contas, o que parece ser um obstáculo pode virar a faísca que precisamos para um crescimento mais autônomo e firme. É um convite para as nossas empresas pensarem "fora da caixa", reinventarem seus jeitos de trabalhar e para o nosso país organizar melhor suas trocas com o mundo, buscando uma economia mais robusta e menos sujeita a surpresas. E você, como enxerga essas possibilidades? Que mudanças sua empresa está pensando em fazer para aproveitar esse novo momento?
Comentários