Mercado brasileiro segue em alta | Perspectivas Dezembro/25
- WFlow

- há 3 dias
- 1 min de leitura

Mercado brasileiro segue em alta
Enquanto novembro trouxe um desempenho fraco para os mercados globais, o Brasil manteve um ritmo de alta consistente. O Ibovespa avançou 6,4% em reais e 7,3% em dólares, sustentando a tendência positiva iniciada em meados de outubro. No exterior, as bolsas ficaram praticamente estáveis: ações de tecnologia e IA caíram no início do mês e só se recuperaram na segunda metade.
No Brasil, fatores domésticos começaram a ganhar mais peso. A queda dos juros tem sido o principal catalisador. Historicamente, ciclos de afrouxamento monetário no país impulsionam fortemente a Bolsa — nos últimos oito episódios, o Ibovespa subiu, em média, 39%. O mesmo efeito ocorre quando os EUA iniciam cortes de juros, período em que as ações brasileiras registraram retornos médios de 41%.
Para 2026, o mercado deve contar com a combinação desses dois vetores: juros menores no Brasil e nos EUA, um ambiente historicamente favorável para ativos de risco. Diante disso, os analistas da XP elevaram a projeção do valor justo do Ibovespa para 185 mil pontos até o fim de 2026, considerando a queda das taxas reais de longo prazo e a expectativa de nova expansão de múltiplos.
Quanto mais você se informa, melhor você investe.
Baixe o relatório completo no link.



Comentários