top of page

Mercado brasileiro segue em alta | Perspectivas Dezembro/25

  • Foto do escritor: WFlow
    WFlow
  • há 3 dias
  • 1 min de leitura

ree

Mercado brasileiro segue em alta


Enquanto novembro trouxe um desempenho fraco para os mercados globais, o Brasil manteve um ritmo de alta consistente. O Ibovespa avançou 6,4% em reais e 7,3% em dólares, sustentando a tendência positiva iniciada em meados de outubro. No exterior, as bolsas ficaram praticamente estáveis: ações de tecnologia e IA caíram no início do mês e só se recuperaram na segunda metade.


No Brasil, fatores domésticos começaram a ganhar mais peso. A queda dos juros tem sido o principal catalisador. Historicamente, ciclos de afrouxamento monetário no país impulsionam fortemente a Bolsa — nos últimos oito episódios, o Ibovespa subiu, em média, 39%. O mesmo efeito ocorre quando os EUA iniciam cortes de juros, período em que as ações brasileiras registraram retornos médios de 41%.


Para 2026, o mercado deve contar com a combinação desses dois vetores: juros menores no Brasil e nos EUA, um ambiente historicamente favorável para ativos de risco. Diante disso, os analistas da XP elevaram a projeção do valor justo do Ibovespa para 185 mil pontos até o fim de 2026, considerando a queda das taxas reais de longo prazo e a expectativa de nova expansão de múltiplos.


Quanto mais você se informa, melhor você investe.


Baixe o relatório completo no link.



 
 
 

Comentários


Desenvolvido por:

logo pilares vetor branco.png

Disclaimer:

A WFlow Assessoria de Investimentos Ltda. ("WFlow"), inscrita sob o CNPJ: 15.105.235/0001-15 é uma empresa de Assessoria de Investimento devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários na forma da Resolução CVM 178/23 ("Sociedade"), que mantém contrato de distribuição de produtos financeiros com a XP Investimentos Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários S.A. ("XP") e pode, por conta e ordem dos seus clientes, operar no mercado de capitais segundo a legislação vigente. Na forma da legislação da CVM, o Assessor de Investimento não pode administrar ou gerir o patrimônio de investidores. O investimento em ações é um investimento de risco e rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Na realização de operações com derivativos existe a possibilidade de perdas superiores aos valores investidos, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais A Sociedade poderá exercer atividades complementares relacionadas aos mercados financeiro, securitário, de previdência e capitalização, desde que não conflitem com a atividade de assessoria de investimentos, podendo ser realizada por meio da pessoa jurídica acima descrita ou por meio de pessoa jurídica terceira. Todas as atividades são prestadas mantendo a devida segregação e em cumprimento ao quanto previsto nas regras da CVM ou de outros órgãos reguladores e autorreguladores. Para informações e dúvidas sobre produtos, contate seu assessor de investimentos. Para reclamações, contate a Ouvidoria da XP pelo telefone 0800 722 3730.

bottom of page