top of page
Buscar

REDUZA SEU IMPOSTO DE RENDA COM PREVIDÊNCIA PRIVADA; ENTENDA COMO PGBL PODE AJUDAR

Foto do escritor: Paulo SaadPaulo Saad

Especialista explica as vantagens e estratégias da utilização do PGBL para aumentar os benefícios fiscais       


Para quem precisa pagar imposto de renda, a previdência privada pode ser uma valiosa aliada. Com a modalidade PGBL, é possível reduzir a base de cálculo do imposto e conseguir um desconto de até 12% sobre a renda tributável. William Cleveland, especialista e head de previdência na WFlow Investimentos, explica como essa estratégia funciona e como aplicá-la.


De acordo com o especialista, se o objetivo é minimizar o imposto na declaração, o PGBL é a opção recomendada, desde que a contratação seja realizada de forma adequada. " Existem duas modalidades de previdência privada: PGBL e VGBL, cada uma com finalidades distintas. O primeiro permite a dedução da base de cálculo do Imposto de Renda e o imposto é calculado sobre o montante total no momento do resgate, enquanto no segundo tributação incide apenas sobre os rendimentos, contudo não há a vantagem na declaração", explica.


Os benefícios do PGBL vão além da dedução do imposto. Segundo William Cleveland, qualquer pessoa que faça a declaração completa e tenha renda tributável pode se beneficiar dessa modalidade. "Além da dedução de até 12%, a previdência privada também oferece outras vantagens, como a isenção do Imposto de Transmissão de Patrimônio (ITCMD) e a possibilidade de portabilidade entre fundos. Com o PGBL, os investidores conseguem um planejamento tributário mais eficiente e uma gestão patrimonial aprimorada”.


Cleveland ressalta que o processo de declaração do PGBL é simples. "As instituições financeiras costumam fornecer demonstrativos com as informações necessárias, facilitando bastante o preenchimento. Com um bom suporte, como o oferecido por instituições que priorizam o atendimento ao cliente, é possível evitar complicações. Um bom exemplo é a XP, que envia dados bem detalhados, sinalizando os campos a serem preenchidos”


Entretanto, é crucial atentar-se aos prazos. Segundo o especialista, um planejamento adequado pode fazer toda a diferença na hora de reduzir o imposto. "Embora os aportes possam ser feitos até 30 de dezembro de 2024, é recomendável contratar o PGBL até 15 de dezembro. Isso garante que todas as informações sejam processadas a tempo e evita surpresas na declaração do imposto de renda”.

 

 
 
 

Comments


Desenvolvido por:

logo pilares vetor branco.png

Disclaimer:

A WFlow Assessoria de Investimentos Ltda. ("WFlow"), inscrita sob o CNPJ: 15.105.235/0001-15 é uma empresa de Assessoria de Investimento devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários na forma da Resolução CVM 178/23 ("Sociedade"), que mantém contrato de distribuição de produtos financeiros com a XP Investimentos Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários S.A. ("XP") e pode, por conta e ordem dos seus clientes, operar no mercado de capitais segundo a legislação vigente. Na forma da legislação da CVM, o Assessor de Investimento não pode administrar ou gerir o patrimônio de investidores. O investimento em ações é um investimento de risco e rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Na realização de operações com derivativos existe a possibilidade de perdas superiores aos valores investidos, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais A Sociedade poderá exercer atividades complementares relacionadas aos mercados financeiro, securitário, de previdência e capitalização, desde que não conflitem com a atividade de assessoria de investimentos, podendo ser realizada por meio da pessoa jurídica acima descrita ou por meio de pessoa jurídica terceira. Todas as atividades são prestadas mantendo a devida segregação e em cumprimento ao quanto previsto nas regras da CVM ou de outros órgãos reguladores e autorreguladores. Para informações e dúvidas sobre produtos, contate seu assessor de investimentos. Para reclamações, contate a Ouvidoria da XP pelo telefone 0800 722 3730.

bottom of page